Entre fissuras. Elaine Tedesco. Escrito por Elaine Tedesco curadora da exposição Entre Fissuras, realizada em 2018 na Galeria de Arte Mamute em Porto Alegre RS - Brasil.

No meio-fio. Mario Gioia. Escrito por Mario Gioia curador da exposição Topofilias, realizada em 2016 nas Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) Porto Alegre RS - Brasil.

Passagens. Sandra Rey. Texto escrito para a exposição Passagens realizada em 2015 na Galeria Augusto Meyer, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre RS -Brasil.

 

Desenho-processo. Ana Zavadil. Texto escrito para a exposição Em processo realizada em 2009 na Galeria Arte & Fato, Porto Alegre RS - Brasil.

 

Sobre os desenhos de Claudia. Alfredo Nicolaiewsky. Texto escrito para a exposição Fragmentos: uma experiência gráfica por Claudia Hamerski realizada em 2007 no espaço de exposições da Livraria Cultura, Shopping Bourbon Country, Porto Alegre RS - Brasil. 

 

Troncos. Teresa Poester. Texto escrito para a exposição O todo e as partes realizda em 2006 no Insitutito de Artes da UFRGS, espaço Ado Malagoli, Porto Alegre RS - Brasil.

Dimensões críticas da paisagem : Maria Graham e Claudia Hamerski. Diego Hasse. Trabalho de conclusão(graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Bacharelado em História da Arte, Porto Alegre, BR-RS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/172662

O LUGAR ENTRE - ONDE O FICCIONAL SE REVELA

http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31014

RELAÇÕES IMPRECISAS: A FOTOGRAFIA E SEU REFERENTE, DESENHO E FOTOGRAFIA

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/106479/000943998.pdf?sequence=1 

TODOS SOMOS AUTORES DE FICÇÕES - Da manipulação fotográfica aos distintos pontos de vista. http://issuu.com/ciclo_artefoto/docs/6.claudia