Apague os rastros é uma ação performance.
Uma operação recorrente dos processos de ateliê, a ação de apagar, é incorporada ao trabalho em exposição na mostra “Cá e lá, Utopos”. A ação consiste na tentativa de apagar os rastros deixados pelos visitantes no desenho que percorre, de uma parede a outra, 11 metros da Galeria.
Rua Caldas Júnior, 375 é um desenho-instalação que pende da parede e prolonga-se pelo espaço da sala de exposição. Como plantas que nascem nas fendas das fachadas, o desenho simula uma ruptura causada pelo seu desenvolvimento que, ao atingir o chão, provoca uma fissura. Ao mesmo tempo sua disposição na sala causa uma interrupção do fluxo, é preciso contorná-la para observar, para continuar o trânsito.
Situação de risco é a segunda ação realizada no ano de 2018 e está relacionada aos processos de ateliê, as operações que concernem ao trabalho, a repetição e insistência pela obtenção de uma resposta que virá do desenho. O acaso e o estado de presença são variáveis determinantes para o trabalho.
Pulso e repouso é um desenho-performance que marca o momento de intimidade do ateliê, os vestígios de um fazer braçal, a repetição e insistência pela obtenção de uma resposta que virá do desenho. As ações de apontar e afinar o lápis como prática para o desenho resultou, casualmente, de um traçado que em outro momento originou a série Improvisações e que, ganha presença através da ação.